Polêmica! Latino, Daddy Kall e a versão canarinho de "Danza Kuduro"

Latino e Daddy Kall que já cantaram outro sucesso do artista porto-riquenho Don Omar conhecido como "El Rey" , um dos principais artistas do gênero reggaeton latino, lançam agora a versão em português (brasileiro) de "Danza Kuduro", hit de Lucenzo que ganhou notoriedade após a participação do mesmo, sucesso que também atingiu o Brasil, depois do filme "Velozes e furiosos 5" gravado no Rio.

A gravação do clip "Dança Kuduro" foi feita em uma mansão em São Paulo e assim como no primeiro clipe "Ella y Yo" entitulado por Latino como "Amigo fura-olho" , teve seu roteiro original pouco modificado. 

Não é de hoje que o cantor Latino, regrava sucessos de artistas internacionais e também nacionais, em uma das ultimas Latino acabou por sofrer acusação de plagio pela banda "Cine", devido ao tema " É tudo nosso ". A marca de chicletes Chiclets comprou a briga e acabou fazendo a coisa acabar em pizza em um comercial "O que Começa de um jeito Termina de Outro !". O grupo Romeno/Moldovo O-Zone também deixou o cantor em maus lençóis na época, pois o Hit Festa no Apê seria um plagio da musica "Dragostea din tei" outros artistas centro americanos como "Daddy Y Mach" e "El Mudo" também já tiveram suas composições "abrasileiradas" por Latino. Isso põe quatro questões importantes a serem analisadas.

(1º) Será mesmo que versões refeitas em português independente do gênero ainda podem gerar um processo danoso ao plagiador? O "Reggaeton" é um ritmo Urbano, por muito tempo e até hoje os artistas de reggaeton ou Reggaetoneiros são chamados de Rappers. Nos gêneros urbanos existe uma característica peculiar no qual o cantor, escreve suas próprias rimas, cria sua própria técnica vocal (o flow), ele é sua assinatura, sua marca pessoal. O flow original de Danza Kuduro é do artista Don Omar e de Lucenzo, que trabalharam toda uma quebra de versos composta de uma técnica pessoal, associada ao timbre, ou seja ao tom da voz de cada um. A versão brasileira praticamente traduz parte da musica que esta em espanhol preservando a parte em português Tuga (Português de Portugal) pondo o flow do cantor Latino e de seu parceiro Daddy Kall em cheque.  

(2º) O gênero reggaeton esta crescendo no Brasil, como fica a imagem dos artistas brasileiros caso não seja uma versão autorizada? 

(3º) E o flow próprio? É importante ressaltar o histórico do artista Latino, que ja cantou desde Pop até Sertanejo, de Funk até Romântico.  

(4º) Será que o artista Latino realmente esta do nosso lado e veio para fortalecer o gênero Reggaeton ou apenas esta aproveitando o modismo e abrasileirando mais um hit internacional? Pensem nisto! E Fica a dica para o crescimento e exito do reggaeton Brasileiro, originalidade é o caminho! Força Reggaeton Brasileiro! 
(by: Premier)
  Latino com suas bailarinas no clipe | Foto: Divulgação

Imagem do video clip "Dança Kuduro"
SAIBA MAIS: 
O estilo Kuduro já havia sido inserido no Brasil através do carnaval de Salvador, e virou uma febre, dando espaço a uma nova forma de se cultivar esse estilo, misturando-o com axé, ou até mesmo o pagode e o eletrônico.

A mistura do Kuduro com o Reggaeton, feita nessa canção, só poderia dar certo! E deu, resultou em uma música capaz de levar a todos muita sensualidade, alegria e swing, misturando mundos, culturas e línguas. Todos os créditos aos compositores da mescla. (Lucenzo e Don Omar)

Share on Google Plus

Escrito por Dermeval Neves

Site Oficial do Reggaeton no Brasil criado desde 2007. Entre em contato conosco através do nosso e-mail: contato@ReggaetonBrasileiro.com. | INSTAGRAM: @ReggaetonBrasil